top of page

Os rostos do luxo: o impacto de Idols na moda global

  • Foto do escritor: Marcella Belizario
    Marcella Belizario
  • 5 de mai.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 6 de mai.

A ascensão dos Idols na moda revela uma identidade entre a cultura pop asiática e as grandes marcas.

Imagem | Reprodução Instagram
Imagem | Reprodução Instagram

Dos Mv´s para as revistas internacionais, e desfiles de alto padrão , esses idols de K-pop quebram barreiras do estilo musical e conquistam cada vez mais espaço no universo da moda de luxo. Nomes como Jennie, do BLACKPINK  embaixadora da Chanel desde 2018 e consolidou sua imagem como “chanel humana”, Taehyung (V), do grupo BTS tornou se conhecido como “Celine boy” ao ser nomeado embaixador da marca desde de 2023, — o mesmo ano em que Jimin também do BTS foi anunciado como embaixador global  da Dior. Nesse mesmo período, Hyunjin, do STRAY KIDS, fez história ao se tornar o primeiro rosto masculino coreano da marca luxuosa italiana Versace.


Esses artistas representam uma ponte entre a cultura pop coreana e a moda ocidental. A presença deles em eventos exclusivos, passarelas e capas de revistas, não acontece por acaso, o fenômeno k-pop traz para o público videoclipes recheados de figurinos marcantes e impactantes, onde cada peça é pensada estrategicamente para refletir conceitos, narrativas, e representatividade de cada grupo. Toda essa atenção aos detalhes faz com que essas celebridades, ao vestir peças de roupas, possam encontrar formas de expressões artísticas, comunicar emoções, conceitos e até mensagens sociais. 


Essa influência muda diretamente a percepção do público e consequentemente  grifes de luxos, encontram nesses artistas oportunidades de alcance e relevância para a marca. Jennie, embaixadora da Chanel é um fenômeno da atualidade, e fez sua primeira aparição no evento do met gala de 2023 com o vestido vintage recriado pela marca de uma peça desenvolvida pelo próprio Karl Lagerfeld — diretor criativo da marca — para a coleção “Ready To Wear Outono/Inverno 1990”, conhecido como “Look 164”. Além disso, a cantora  marca sua presença constante nos desfiles da maison em Paris. 


O nosso “Celine Boy” compareceu ao desfile de moda da coleção Celine Summer 2023 na Paris Fashion Week de 2022,  e de acordo com  Lefty.io  — uma plataforma de marketing de influenciadores— destacou em sua análise que Taehyung (V) entre março e dezembro de 2023, com apenas 31 stories e publicações gerou um valor de mídia conquistado (EMV) de US$ 274 milhões para a marca de luxo Celine. O impacto do cantor na grife de luxo foi incomparável. Sua conexão com a marca não só aumentou sua visibilidade, como também cativou o mundo todo com seus ensaios fotográficos estilo hollywood 's ,  que se popularizou nas redes sociais com o termo  “ efeito V”. 


Jimin, colega de grupo de V no BTS, também teve sua imagem amplamente celebrada ao ser nomeado embaixador global da Dior em janeiro de 2023, no desfile da coleção de inverno da marca em Paris, o cantor levantou uma multidão de fãs, e  ao sentar  na primeira fila atraiu vários fotógrafos que competiam para conseguir lugar para uma boa foto do mesmo. “Em seu papel como novo embaixador global, Jimin exemplifica o espírito atemporal e a singularidade da Dior ao dar continuidade a um vínculo criado em 2019 com Kim Jones, que projetou looks de palco para o BTS, e solidifica sua amizade com a casa”, contou a marca em uma publicação no Twitter. 


Hyunjin, integrante do Stray Kids, sua estreia ocorreu durante o desfile da coleção Versace “La Vacanza”, em Cannes, onde posou ao lado de celebridades internacionais como Dua Lipa, e a diretora da marca, Donatella Versace. Outro momento foi durante a semana da moda em Milão em fevereiro de 2025,  ele apareceu com a cabeça raspada e com a logo da marca pintada em seu cabelo que estava tingido de loiro. Isso gerou uma repercussão enorme nas redes sociais, consolidando ainda mais sua imagem como “ Príncipe da Versace” atribuído por Donatella Versace. 


A ascensão desses idols no universo dessas grandes marcas, mostra que a moda e a música andam juntos, e também é um espaço para se dialogar culturas.  Em uma entrevista com a estudante de jornalismo Gabriela Pereira Couto em seu 8 período iniciou o seu tcc com o tema sobre moda, ela relata que desde pequena sempre foi apaixonada por moda, e engloba ela no seu dia a dia através de seus textos e artigos da faculdade.  E ela nos conta como  esses idols podem  trazer novas referências, novas estéticas, novos sentidos, “Eles trazem algo que a gente aqui do Ocidente não está acostumado a ver. É uma cultura diferente, e a moda acaba refletindo isso. Às vezes causa estranheza, mas uma estranheza que cativa. E é bom diversificar o olhar, porque as pessoas estão cada vez mais vendo as mesmas coisas — e isso é o que diferencia .” observou a estudante.


Portanto, as marcas que antes traziam referências ocidentais para as passarelas apostam cada vez mais em celebridades do pop coreano, que não vestem apenas a peça , mas sim reinventam elas sob tradições, identidade e inovação. Esses artistas são capazes de  influenciar hábitos  e mudar a história redefinindo o conceito de  o que é ser um ícone fashion em escala mundial.



Comments


imagem_2025-04-14_155808637-removebg-preview.png

©2025 POR MARIA JÚLIA MOREIRA, MARCELLA BELIZARIO E SOFIA MENDES.
ESSE BLOG É UM PROJETO INTERDISCIPLINAR DO 2° PERÍODO DO CURSO DE JORNALISMO, 

bottom of page