top of page

Stray Kids sete anos de história

  • Foto do escritor: Sofia Mendes
    Sofia Mendes
  • 25 de mar.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 5 de mai.

 Conheça mais da história desse grupo que em breve vem ao Brasil pela primeira vez.

A - Fonte: Divulgação JYP Entertainment
A - Fonte: Divulgação JYP Entertainment

O grupo que se tornou fenômeno mundial, Stray Kids, completa sete anos de seu lançamento, nesta terça-feira, dia 25 de março. Atualmente, o grupo dá continuidade a uma turnê mundial que conta com 64 cidades, incluindo três shows no Brasil. 


Pertencente à empresa JYP Entertainment, o grupo surgiu através de um reality show, em que diversos trainees – pessoas ainda em treinamento para se tornar um artista de K-pop, ou seja um Idol – competiam para serem lançados como grupo. O diferencial do reality era que os futuros integrantes apresentavam suas próprias músicas e coreografias originais. O grupo foi originalmente lançado com nove integrantes, mas um dos membros foi convidado a se retirar do grupo, após acusações de assédio. Os membros atuais são: BangChan, Lee Know, Changbin, Hyunjin, Han, Felix, Seungmin e I.N. O  nome do grupo, Stray Kids, significa “crianças perdidas”, e em uma entrevista para a Billboard em 2022, BangChan, o líder do grupo, explica: “Nosso objetivo desde que estreamos era alcançar o máximo de ‘crianças perdidas’ possível, entregar nossa música e dar força às pessoas que realmente precisam”.


No final de 2018, o grupo anuncia sua primeira turnê ao redor do mundo, que ocorreria em 2019 e passaria principalmente pelos países asiáticos. Em outubro de 2019, após a saída de Woojin, o nono membro, o grupo lança seu primeiro single com os oito integrantes atuais. Após as polêmicas da saída do integrante, o grupo expõe de forma indireta em shows e lives, seus medos envolvendo o futuro do grupo e decepções com o acontecido. Entretanto, após o acontecido, o grupo se recuperou muito bem e hoje é um dos maiores grupos de K-pop do mundo.


O Stray Kids ainda é composto por três subdivisões: O 3RACHA, Danceracha e o Vocalracha. A primeira surgiu antes mesmo do próprio Stray Kids, composta por Han Jisung, Changbin e Bangchan, que como 3RACHA levavam os nomes artísticos de J.ONE, SPEARB e CB97. O subgrupo conta com diversas músicas publicadas no Soundcloud e são responsáveis por boa parte da produção da discografia do Stray Kids até hoje. As duas outras subunidades surgem com o grupo já formado, e seus nomes são uma variação de 3RACHA. O Danceracha é composto por Lee Know, Hyunjin e Felix, que são os dançarinos principais do grupo, já o Vocalracha composto por I.N e Seungmin, representam os vocais principais. Mesmo com essas divisões, os membros do grupo não se limitam às suas subdivisões, sendo o que chamam no K-pop de “all-rounders”, ou seja, artistas multifuncionais.


O grupo se destaca principalmente por sua sonoridade única e complexa, com elementos fortes e influências que variam desde música clássica à eletrônica. As músicas do Stray Kids se assemelham bastante e até mesmo misturam gêneros musicais como synthpop, electropop, R&B, dance pop e hip-hop. Em suas letras, o grupo aborda temáticas como amadurecimento, além de críticas, às vezes sutis, às normas e expectativas sociais. 


Em maio de 2025, o Stray Kids vem ao Brasil pela primeira vez, em sua turnê mundial DominATE, para dois shows em São Paulo e um no Rio. Os ingressos esgotaram minutos após o início das vendas, e a expectativa segue alta para receber esse grupo único, que cresce cada vez mais e conquista o mundo todo.




Comments


imagem_2025-04-14_155808637-removebg-preview.png

©2025 POR MARIA JÚLIA MOREIRA, MARCELLA BELIZARIO E SOFIA MENDES.
ESSE BLOG É UM PROJETO INTERDISCIPLINAR DO 2° PERÍODO DO CURSO DE JORNALISMO, 

bottom of page